14 agosto 2013

Book de Casamento: Antes, Durante e Depois


Muitas pessoas acham lindo ter fotos num book de casamento, mas muitas também pensam que é mais um dinheiro gasto. Os fotógrafos cobram caro e quem vai casar sabe que já se gasta muito com a igreja, papéis, entre muitas outras coisas. Mesmo aqueles que não vão fazer festa, tem gastos com papéis e até mesmo com a própria casa.

O post de hoje é para dar algumas dicas, que na minha opinião, como iniciante em trabalhos fotográficos, são as que fazem a diferença e podem fazer com que o seu casamento, tenha também a oportunidade de ter um livro de fotos. Separei o post em três partes: 1. Antes do casamento: Aquele book que você faz de momentos em parques e etc; 2. Durante: Fotos da cerimônia, seja ela no civil ou no religioso; 3. Depois: Fazendo um book do casal, ainda vestido com os trajes do casamento. Porém, desde já deixo claro que não sou nenhuma profissional, só estou dando minha opinião e lembrando do que muitos fotógrafos falam "Não é a câmera que faz o fotógrafo".



Antes do casamento, para o seu book, use lugares que represente algo para vocês. Vocês podem tirar as fotos até sozinhos, com o auxílio de um tripé, uma pilha de livros (no caso de fotos mais baixas como a última) ou pedir ajuda de um amigo. Além disso outra dica bacana é usar coisas, objetos e pets para deixarem a foto bacana, mas lembre-se de priorizar a "cara do casal", a foto deve representar um estilo, no caso o estilo, a sintonia de ambos. Além disso procure não ficar somente em fotos de beijos do casal, pegue momentos felizes, os pés, mãos dadas, dê destaque aos detalhes, que podem fazer a diferença nas suas fotos.


Durante o casamento, está com certeza é a parte que você mais quer que fotografem, não é mesmo? Para começar saiba que esta parte começa desde os preparativos da noiva e do noivo e só termina depois da festa ou término da cerimônia, dependendo do que foi escolhido pelo casa. Pequenos detalhes e ângulos diferentes predominam esta fase das fotos. Peça ajuda para algum familiar ou amiga ou para não correr riscos, peça ajuda a mais de uma pessoa, assim você não corre o risco de alguém não conseguir fotografar algum momento ou não saber mexer exatamente na máquina fotográfica e você terá mais opções de fotos para escolher. Pequenos detalhes como um penteado, a hora da maquiagem, um carinho no rosto, podem fazer toda a diferença no seu álbum de casamento, transmitindo através das fotos o sentimento dos noivos naquele momento. Tente mudar o ângulo das fotos, de cima pra baixo, descentralize o que você quer fotografar, de baixo pra cima, isso pode fazer a diferença entre uma foto simples e uma grande foto de casamento (veja exemplo na primeira foto).

Depois do casamento, é claro que os noivos estarão cansados e provavelmente não irão querer continuar fotografando no mesmo dia. Mas que tal marcar uns dois dias depois para tirarem mais fotos e relembrarem o dia do casamento? É claro que isto interromperá a lua de mel, mas como tenho certeza que assim que você voltar de lua de mel irá querer mostrar suas fotos de casamento para toda a família, esta é a hora de preparar o restante do álbum. A dica é pegar momentos felizes e até diferentes, como um abrir de portas para encontro (como na foto acima). Fotos retiradas de espelhos, reflexos na água, sombras, são sempre ótimas e costumam ficar super bonitas. Outra opção é dar uma distância ao casal e pedir para que tentem agir naturalmente, caminhar, conversar sobre algo e fotografar as expressões, os movimentos e etc.

Depois de tudo isso, basta você selecionar as melhores e revelar, mas caso queira melhorar ainda mais as fotos, utilize alguns efeitos, como os "Actions" do Photoshop, eles são vários efeitinhos que formam um único, podem ser baixados em vários sites e deixam as suas fotos com vários "ares", podem ficar preto e branco, com um "ar" mais vintage, com aparência de foto antiga, entre muitos outros efeitos. Quando for revelar, lembre-se de pedir sem borda branca. Você pode pedir ela com papel opaco ou papel "comum", que costuma ficar meio brilhoso.


Estas foram as dicas de hoje, acredito serem bem úteis, principalmente para aqueles que não podem ou não querem gastar tanto com isto, mas que também não querem que suas fotos fiquem comuns.
Por enquanto é isso, não se esqueçam de comentar.
Beijos e até a próxima.


* Todas as fotos aqui mostradas foram retiradas do site Pinterest, caso você seja o autor de uma delas, por favor, entre em contato que lhe darei os devidos créditos.

Um comentário:

  1. ótima postagem, realmente pra casarmos temos que ter um book divino pra lembrarmos pro rsto de nossas vidas

    ResponderExcluir