13 dezembro 2016

Touca (Gorro) trançada em Tricô | PASSO A PASSO

Oi, fazia um bom tempo que eu não aparecia por aqui, mas hoje eu trouxe um passo a passo em tricô muito especial. Desde que eu era pequena tenho o sonho em aprender a fazer tranças em tricô e finalmente aprendi. Já que aprendi, resolvi que quero compartilhar o meu projeto com vocês...

MATERIAIS:
2 novelos de 40 g de lã Mollet cor Cinza - 
Agulha para tricô 3,5
Agulha para tricô 4,5
Agulha auxiliar 4,5 (se você quiser usar agulha auxiliar, particularmente prefiro)

COMO FAZER:

1. Coloque 80 pontos na agulha;
2. Faça a barra em gaita, ou seja, comece com 2 pontos em meia, 2 pontos tricô e siga assim até o fim da carreira;
3. Repita a carreira anterior até completar cerca de 8 cm, lembrando que a peça precisa estar do lado direito (#dica: para saber quando ela estiver do lado direito, basta os pontos começarem com meia);
4. Depois faça 8 pontos em meia, 10 pontos em tricô e siga repetindo essa sequência até o fim da carreira;
5. Agora que você está no avesso, irá inverter os pontos, ou seja, faça o ponto malha;
6. Faça o ponto malha por cinco carreiras, na sexta carreira (que estará no lado direito do trabalho) você irá retirar 4 pontos meia (sem fazer) e deixará ele na agulha auxiliar (pode colocar na frente ou atrás, depende do lado que você quer a trança) e fará os outros 4 em meia normalmente, após isso, pegue a agulha auxiliar e faça os outros 4 pontos meia normal;
7. A cada vez que chegar nos pontos meia, repita o passo anterior, porém apenas nesta carreira;
8. Depois disso, faça malha normal por mais 7 carreiras;
9. Na oitava carreira repita a trança e depois repita o malha;
10. Faça isso até ter seis tranças, depois faça duas carreiras normal, ou seja em malha;
11. Arremate, ou seja, feche os pontos, depois costure a lateral e em cima (na parte de cima, costure em "X", assim enrugando a touca);
12. Faça um pompom com o restante da linha e costure.

Prontinho, sua touca está pronta! Outra dica, se você quiser, pode utilizar a partir da gaita, o tamanho de 5,5 de agulha, para que as tranças fiquem mais fofas, mas tenha em mente que irá necessitar de um pouco mais de lã também.
Espero que tenham gostado desse passo a passo.
Beijos e não esqueçam de marcar o blog nas redes sociais, caso reproduzam! ♥